31 de maio de 2021
Agora que ele se foi será lançado em junho pela Editora Nacional
Elizabeth Acevedo, ganhadora do National Book Award e best seller do New York Times, é um nome bem conhecido entre os leitores de YA (young adult) no Brasil. Há bastante tempo seus livros eram aguardados por aqui e com muita alegria a Nacional anuncia a publicação de Agora que ele se foi, romance mais recente da autora. Com tradução de Karine Ribeiro, o livro será publicado em junho.
Este é o primeiro título da linha YA da Nacional a ser publicado, dando um novo passo na reestrutura que a editora iniciou no final de 2020.
Publicado em maio de 2020 nos Estados Unidos, o livro foi escolhido pelos usuários do site Goodreads como o melhor YA daquele ano. Além disso, ele tem nota 4,6 na Amazon e recebeu mais de 2.800 avaliações, dois feitos incríveis para uma obra que foi publicada há menos de um ano.
Na história, os caminhos de duas personagens se cruzam. A primeira é Camino Rios, uma jovem ambiciosa que sonha em estudar medicina nos Estados Unidos, onde seu pai mora. Ela vive em Sosúa, na República Dominicana, com a tia, uma respeitada curandeira do bairro. Todo verão, Camino espera ansiosamente pela visita anual do pai durante seu aniversário.
Em Nova York, por sua vez, está Yahaira Rios, uma ex-campeã de xadrez que gosta de passar os dias vendo tutoriais de manicure na internet e de observar a namorada cuidar de plantas. Desde que Yahaira nasceu, o pai passa os meses de verão na República Dominicana, supostamente a negócios.
Um acidente mudará a vida de Camino e Yahaira. Com a queda do voo 1112, os dois mundos que Yanos Rios manteve separados durante anos por fim se unem quando Yahaira e Camino descobrem que são irmãs. Enquanto lidam com a perda do pai, cada uma a sua própria maneira, precisam fazer as pazes com o fato de que ele era um ser humano complexo e imperfeito.
Agora que ele se foi é uma emocionante narrativa em versos livres inspirada na história real do acidente com o voo 587, da companhia American Airlines, e nas consequências causadas na vida dos que foram afetados por ele. Elizabeth Acevedo toca o leitor ao tratar de temas sensíveis, como luto, dor, família, sonhos e identidade. Temas estes que, de uma forma ou de outra, dialogam com o contexto que estamos vivendo. A autora possui um estilo poético, além de utilizar termos e expressões em espanhol. Não foi uma tradução fácil, mas Karine fez um ótimo trabalho.
Sobre a autora:
Filha de imigrantes dominicanos, Elizabeth Acevedo nasceu e cresceu em Nova York. É poeta, escritora e já recebeu diversos prêmios literários, além de ser autora best-seller do New York Times. Acevedo se formou em Artes Cênicas pela Universidade George Washington e fez mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Maryland. Atualmente, ela mora em Washington, D.C., onde se dedica à literatura e realiza trabalhos sociais.